“Assimila o que puderes, das verdades destas páginas — e cria em tua alma uma atmosfera propícia para compreenderes mais, com o correr dos anos e tua progressiva evolução espiritual, que consiste essencialmente na abolição do egoísmo em todos os seus aspectos, e na proclamação de um amor sincero e universal para com todas as criaturas de Deus”. — Huberto Rohden

Sua natureza real está na não-mente

O que significa não-mente? É difícil compreender isso. Às vezes, sem saber, você se depara com ela, mas pode não a reconhecer. Às vezes, apenas sentado de maneira normal, sem nada fazer, não há pensamento na mente — porque a mente é a penas o processo de pensar. Ela não é uma substância, mas apenas uma procissão. Você está aqui neste auditório onde estou falando. Posso dizer que uma multidão está aqui, mas existe realmente algo como uma multidão? Uma multidão é substancial ou existem somente indivíduos aqui? Aos poucos os indivíduos irão embora; então, sobrará alguma multidão? Quando os indivíduos se forem, não haverá multidão.

A mente é como uma multidão; os pensamentos são os indivíduos. E porque os pensamentos estão continuamente presentes, você acha que o processo é substancial. Abandone cada pensamento individual e, no final, nada sobrará.

Não existe mente como tal, somente o pensar.

Os pensamentos estão se movendo tão rápido que, entre dois pensamentos, o intervalo não pode ser percebido. Mas o intervalo está sempre presente. Esse intervalo é você… Quando a mente não está presente, quem é você(…)?… E que estado é esse? Você está num estado iluminado de mente? Se você acha que está num estado iluminado de mente, isso novamente é um pensamento, e, quando o pensamento está presente, você não está presente. Se você sentir que é um buda, isso é um pensamento. A mente entrou em cena; agora o processo de pensar está presente e de novo o céu está anuviado e o azul encoberto. Você não pode mais perceber o azul infinito.

Entre dois pensamentos, tente ficar alerta — examine o intervalo, o espaço entre eles. Você não perceberá nenhuma mente, e essa é a sua natureza. Porque os pensamentos vêm e vão — eles são ocasionais —, mas esse espaço interior sempre permanece. Você é o céu.

(…) Esta é a definição da consciência, do atma, do Ser: o céu que está sempre presente. Tudo o que vem e vai é irrelevante; não se perturbe por isso, é apenas fumaça. O céu eternamente permanece nunca muda, nunca fica diferente. Entre dois pensamentos, mergulhe aí; entre dois pensamentos, ele está sempre presente. Examine-o e, repentinamente, perceberá que está na não-mente.

OSHO

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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill