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domingo, 31 de julho de 2016

Sobre a verdadeira intuição

Pergunta:  Haveis dito outro dia que entendíeis por crenças algo imposto do exterior. Uma convicção ou intuição interna, não necessariamente provável pela lógica, seria por acaso prejudicial?

Se estabeleceis regras mesmo sobre tais crenças, se as pessoas admitirem vossos conceitos a respeito de não possuíssem crenças assim tão literalmente, não chegaria a vida a deter-se?

Krishnamurti: Se as pessoas tornarem crenças as minhas explicações, a vida chegará a deter-se. Convicções, intuições, e o vosso próprio conhecimento interior não são a mesma coisa que crenças. Por crença entendo eu a aceitação de uma ideia imposta por outrem ou a qual vos tenhais adestrado para aceitar sem entendimento. A intuição, ao contrario, é o mais elevado ponto de inteligência e pelo conservardes a inteligência constantemente desperta, fazeis convites à intuição, a qual é a luz guiadora pela qual deveríeis conduzir a vossa vida, em lugar de o fazerdes pelas crenças e dogmas.
Todo homem tem crenças que lhe são impostas ou nas quais ele cresceu. Essas jamais mudarão ou libertarão a vida interior; porém, pelo convidar a dúvida e pelo manter a inteligência entusiasticamente desperta, produzirá ele algo de muito maior do que jamais pudera conseguir por meio de meras crenças.

Pergunta: Poderia parecer que a intuição é necessária afim de compreender-se a verdade. Pode esta intuição ser ensinada ou é ela apenas a resultante do desenvolvimento?

Krishnamurti: Não pode ser ensinada. Como se pode ensinar a experiência? Ou ainda a maneira de colher experiência? A intuição — somente estou dando uma definição; há centenas de outras; podeis tomar aquela que vos aprouver — a intuição é o mais elevado ponto de inteligência e a inteligência é o acúmulo da experiência. Sem experiência e sem inteligência jamais pode haver intuição. Podeis possuir rudimentos dela — todos os possuem — porém eu falo acerca da intuição consumada e completa. Uma tal intuição jamais pode ser ensinada.

Quando vedes um mestre pintor, podeis imaginar que lhe seja possível transmitir seu dom aos discípulos? E no entanto perguntais-me: “Podeis, por favor, transmitir-me a vossa intuição?” Se eu a pudesse transmitir, não valeria a pena ou possuí-la; se a aceitásseis, ela não teria valor algum para vós. Isto é o que tendes estado a fazer até agora — a aceitar a intuição, a compreensão de outrem e orientando as vossas vidas de acordo com ela. Por isso, é que há o caos. Se, por outro lado, caminhásseis na luz de vosso próprio entendimento da Verdade, não projetaríeis sombra sobre o caminho ou sobre o semblante de outrem. Se obedecerdes às intuições, às ordens de outrem, estareis criando tristeza, não somente para vós como para esse outrem. Na obediência não há consecução; no executar os desejos de outrem, não há entendimento. A verdade e a liberdade da vida somente podem ser atingidas por meio da vossa própria experiência, de grandes tristezas, dores, êxtases e alegrias — e por ultrapassa-las todas.

Krishnamurti, 1930


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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill