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sexta-feira, 29 de julho de 2016

Apontamentos de Krishnamurti

Fazei convite à tristeza com abundância de coração, pois que a tristeza proporciona o perfume do entendimento e é criadora do afeto.

O atingir da Verdade consiste no desdobrar da vida e no dar à vida a meta mais plena possível para os fins de sua expressão.

Eu sustento que o presente caos, ansiedade e luta, surgem do fato da vida ter sido levada ao cativeiro e mutilada, e a Verdade ter sido limitada e condicionada.

O mundo presentemente é a expressão da vida em cativeiro.

Pelo fato de haverdes colocado as religiões e as crenças antes da vida, produziu-se a estagnação.

A religião é o pensamento solidificado dos homens, por meio do qual eles constroem templos e igrejas.

A rede da vida é tecida por meio das coisas vulgares e essas coisas vulgares são as que podeis dominar. Podeis dar-lhes originalidade, podeis por meio delas criar grandeza; ou podeis desaproveitá-las por falta de entendimento.

Eu vos digo, buscai, não o conforto, porém o entendimento. A busca do conforto é o cativeiro da vida; a busca do entendimento é a sua liberdade.

Vós vos atemorizais de fazer face a qualquer de vossas fraquezas; atemorizai-vos de fazer-lhes frente e vencer.

Cavar por meio do presente para atingir o eterno, tal é o propósito do homem. Todo o ser humano tem de, cedo ou tarde, cavar esse túnel que é o caminho direto para o atingimento da vida. Nesse túnel não se pode voltar para traz, pelo fato de se haver lançado para traz aquilo que se tiver cavado. Tereis que avançar sempre. E uma vez que por vós mesmos tenhais estabelecido a meta — a qual é a liberdade de todos os desejos, de todas as tristezas, dores e lutas — então o cavar o túnel tornar-se-á um êxtase.

A verdade não é misticismo, nem ocultismo. Ocultismo e misticismo são limitações que o homem põe à Verdade.

Se um homem for sábio e ardoroso em sua busca, verificará que coma Verdade não pode haver transigência.

A mente da maioria das pessoas afigura-se necessário possuir um intermediário, um interprete da Verdade. Eu vos digo, porém: deixai que a própria meta se torne o vosso mediador. Uma pessoa qualquer, só momentaneamente vos pode ajudar. Que cada homem, pois, fixe sua própria meta, criando por essa maneira a ordem.

Para fortificar a semente que tem de vir a crescer, até tornar-se a árvore frondosa que dá proteção a todo o transeunte, necessitais desde o começo, fazer convite à dúvida. Examinai todas as vossas crenças, tudo aquilo sustentardes ser vosso conhecimento, não pelo deixardes que a dúvida se insinue para dentro de vosso coração, porém sim convidando-a a entrar. Pois eu sustento que a duvida é essencial para chegar-se à descoberta e ao entendimento da Verdade. A não ser que tenhais feito convite à duvida, com toda a sua crueldade de exame, aquilo que possuirdes não é real.

Todos vós podeis ser levados à duvida por outrem. Porém a duvida que não for determinada por vós mesmos, não purifica.

Eu vos digo que a ortodoxia se estabelece quando a mente e o coração estão em decadência.

Se possuirdes a compreensão e a coragem de fazer convite à duvida, então sereis discípulos da Verdade e não discípulos de um indivíduo qualquer. Então, somente, podereis ser capazes de compreender, somente então possuireis certeza — e possuindo a certeza, capazes de ministrar as águas da vida que hão de extinguir a sede do mundo.

Tendes que despedaçar todas as coisas, afim de verificar, duvidar de tudo afim de descobrir.

Não quero que me adoreis; não quero que acrediteis cegamente nas coisas que digo; não quero que de mim crieis um santuário para vosso abrigo ou que de mim vos sirvais como muleta. Quero que descubrais e compreendais. Pois que é somente pelo entendimento da Verdade que a não vireis a atraiçoar; somente pelo entendimento dela estareis habilitados a dar.

Antes quisera eu ter uns poucos que compreendam, do que muitos que me sigam sem entendimento.

O caminho direto é o caminho único; a união simples é a melhor.

Quando um homem houver compreendido este caminho, quando esta união houver sido conseguida, então o tempo e todas as complicações do tempo, para ele terão cessado. Então ele será seu próprio Mestre, seu próprio Deus. E, chegando a ser isto, ele é tudo.

Uma desordem verdadeira, uma desordem divina, é necessária afim de produzir-se a divina ordem.

Quando libertardes essa vida que é divina, e consumardes essa vida, então vós próprios vos tornais Deus. Por Deus não entendo eu o Deus tradicional, porém sim o Deus que está em cada qual; e este Deus pode somente ser realizado por meio da consumação da vida. Por outras palavras, não existe Deus, exceto Deus manifesto no homem purificado, tornado perfeito.  

Quando atribuis à autoridade externa uma lei e ordem divina espiritual, sufocais, limitais essa mesma vida que pretendeis consumar.

Crenças, dogmas, religiões, nada têm que ver com a vida, e daí com a Verdade.

Para auxiliardes com êxito, tendes que haver transcendido a necessidade de receber auxílio. Para dar com verdade, tendes que haver deixado de ser aquele que recebe.

Para verdadeiramente amar, tendes que haver transcendido a corrupção do amor.

O problema do mundo é o problema individual. Tomais em consideração o problema do mundo antes de haverdes cogitado do vosso. A paz e o entendimento somente virão quando houver a compreensão, a certeza e força em vós mesmos.

Tendes que pertencer à Verdade, que fazer parte da Verdade e apesar disso vosso trabalho tem de relacionar-se com o irreal e o passageiro. O afastar-se do mundo mais não é que o auto-atingimento, a busca de si próprio.

A libertação não é negativa; é positiva. Não é o penetrar em um vácuo e aí perder-se a si mesmo; é o integrar-se na Verdade, tornar-se parte da Verdade, e sair para o mundo e libertar aqueles que estão adorando ilusões.        
  

Jiddu Krishnamurti, 1930 
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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill