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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O que é meditação e por que se deveria meditar?

Há muitas pessoas aqui e espero que alguns de vocês entendam o que está sendo dito. Você sabe que estivemos discutindo juntos durante a última semana, nossos problemas humanos; não só discutimos juntos como dois amigos, mas o que cada um de nós descobriu por si mesmo, em nossa conversa e em nossa exploração e investigação. Deve ter ficado bastante óbvio para a maioria de nós, se somos realmente sérios e não tratamos estes encontros como um tipo de festival — um pouco mais sério que o festival pop ou outros tipos de festivais. 

Esta manhã, será bom falarmos juntos, como falamos sobre o medo, prazer, sofrimento, dor e morte, acho que deveríamos falar esta manhã do problema muito complexo e sutil do que é meditação. É um assunto bastante sério e talvez alguns de vocês irão gentilmente dar suficiente atenção ao que vai ser dito, se se importam. 

Esta palavra está agora se tornando tão comum, até os governos estão começando a usá-la; mesmo as pessoas que querem dinheiro estão tentando meditar mais para ganhar mais dinheiro; elas estão tentando meditar a fim de ficarem calmas e assim conseguirem fazer melhores negócios; e os médicos estão praticando meditação, porque vai ajudá-los a operar adequadamente e assim por diante. E existem diferentes tipos de meditações: zen, tibetana e aquelas que você mesmo inventa; e com tudo isto em mente, o tipo de meditação indiana, a tibetana, a zen, a meditação do Grupo de Encontro e a aspiração de ter uma mente silenciosa, calma, imóvel. Tendo tudo isto em mente, vamos descobrir, se pudermos esta manhã, por que se deveria meditar e qual é o significado da meditação. 

Esta palavra recentemente popularizou-se a partir da Índia; e as pessoas vão à Índia e ao Japão e à outros lugares a fim de aprender a meditar, a fim de praticar meditação, a fim de obter algum tipo de resultado através da meditação: iluminação, melhor compreensão de si mesmo, ter paz na mente — o que quer que isso signifique —, e geralmente elas têm um pouco de paz, mas não uma mente pacífica. E os gurus inventaram seus próprios tipos de meditação e assim por diante. Certo? Estou certo de que vocês estão cientes de tudo isto. E naturalmente há a moda passageira chamada meditação transcendental. É realmente uma forma de "siesta" pela manhã, "siesta" depois do almoço, "siesta" depois ou antes do jantar, de modo que sua mente, por assim dizer, se torne quieta e você pode fazer mais bagunça depois. 

Então, considere tudo isto, os vários tipos e práticas e sistemas e questione-os. É bom ter dúvida, é bom ser cético até certo ponto. É como um cachorro na coleira, você deve deixar o cachorro sair às vezes, correr livremente; assim, dúvida, ceticismo deve ser mantida na coleira o tempo todo, mas às vezes deve-se permitir que corra livre. E a maioria de nós aceita a autoridade daqueles que dizem "Sabemos como meditar, contaremos tudo à você". 

Então, por favor, estamos juntos examinando o problema todo ou toda a questão do que é meditação, não como meditar, porque então, se você pergunta "como eu vou meditar?", então encontrará um sistema para meditar; o "como" implica um método. Mas, ao contrário, se você está investigando a questão do que é meditação e por que se deveria meditar, então, nunca perguntaremos como meditar. O próprio questionar, o próprio perguntar é o começo da investigação, que é o começo da meditação. 

Como dissemos, este é um problema muito complexo e temos que seguir com muita calma e hesitantemente, mas sutilmente nesta questão. Como dissemos durante a última semana, estamos investigando, estamos examinando de modo que você não esteja ouvindo ao orador, você esteja fazendo a pergunta a você mesmo e descobrindo a resposta certa, sem aceitar qualquer tipo de autoridade, especialmente a autoridade do orador sentado nesta infeliz plataforma; isso não dá a ele qualquer tipo de autoridade, porque ele está sentado sobre uma plataforma e fala. Não existe autoridade nos chamados assuntos espirituais, se posso usar essa palavra "espiritual" no assunto do espírito, no assunto de investigar em alguma coisa que requer muito e muito, muito cuidadoso exame. Então, estamos fazendo isto juntos, não meditando juntos, mas investigando o que é meditação e daí descobrir por si mesmo, conforme vamos adiante, todo o movimento da meditação. Isto está certo?

primeiro acho que a pessoa deve ter o cuidado ao observar que a meditação não é uma coisa que você faz. Meditação é uma coisa inteiramente, um movimento na totalidade da questão de nosso viver. Esta é a primeira coisa: como vivemos, como nos comportamos, se temos medos, angústias, sofrimentos, ou se estamos eternamente no encalço do prazer, se construímos imagens de nós mesmos e dos outros. Isso é parte de nossa vida e na compreensão dessa vida e de todos aqueles vários assuntos envolvidos na vida, e estando livres deles, de fato estando livres, então podemos prosseguir na investigação do que é meditação. É por isso que, nos últimos dez dias ou na última semana, dissemos que precisamos pôr em ordem nossa casa, nossa casa como nós mesmos — completa ordem. Então, quando essa ordem for estabelecida, não de acordo com um padrão, mas quando há compreensão, compreensão completa do que é ordem, o que é confusão, por que estamos em contradição em nós mesmos, por que existe constante luta entre os opostos e assim por diante, o que estivemos conversando nos últimos dez dias ou na última semana. Tendo posto isso em ordem, nossa vida em ordem, e o próprio colocar as coisas em seu lugar apropriado é o começo da meditação. Certo? Se não fizermos isso, de fato, não teoricamente, mas na vida diária, em cada momento de nossa vida, então, se você não fez isso, então a meditação se torna meramente outra forma de ilusão, outra forma de prece, outra forma de querer alguma coisa — dinheiro, posição, geladeira e assim por diante. Assim, estamos perguntando agora: qual é o movimento da meditação?

(...)
Jiddu Krishnamurti em Brockwood Park, 1978

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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill