Se você se sente grato por este conteúdo e quiser materializar essa gratidão, em vista de manter a continuidade do mesmo, apoie-nos: https://apoia.se/outsider - informações: outsider44@outlook.com - Visite> Blog: https://observacaopassiva.blogspot.com

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Entrando em contato com essa coisa extraordinária chamada "morte"

Todos sabeis que a morte é inevitável — inevitável, por ação da senilidade, da velhice, de doença, de acidente. Embora os cientistas estejam tentando prolongar a vida humana por mais cinquenta anos ou além, a morte é inevitável. Porque querem prolongar esta existência de agonias, só Deus sabe!Mas é o que queremos. E, para compreendermos a morte, temos de entrar em contato com ela; isso requer uma mente que não tenha medo, que não esteja pensando em termos de tempo, vivendo na dimensão do tempo. Viver com a morte — vou considerar este ponto. 

Pusemos a morte no fim da vida; ela está em alguma parte, ao longe. Queremos afastá-la de nós o mais possível, colocá-la o mais longe possível. Sabemos que há a morte. Por isso, inventamos a vida futura. Dizemos: "Vivi, formei meu caráter, fiz coisas. Tudo isso irá acabar-se com a morte? Tem de haver uma vida futura". O futuro, a próxima vida, a reencarnação — tudo são fugas ao fato de hoje, fugas ao contato com a morte. 

Pensai em vossa vida; o que ela é?  Olhai essa vida, que tanto desejais prolongar! O que é a vossa vida? Batalha incessante, constante confusão, fugazes lampejos de alegria, tédio, medo, agonia, desespero, ciúme, inveja, ambição — eis a vossa vida real, com seus males e sua insignificância. E desejais prolongar essa vida, após a morte! 

E, se credes em reencarnação — como de vós se espera, já que vossas escrituras falam sobre ela — se acreditais na reencarnação, então o que tem a verdadeira importância é o que sois agora. Porque o que sois agora irá condicionar o vosso futuro. Assim, o que sois, o que fazeis, o que pensais, o que sentis, como viveis — tudo isso é de infinita relevância. Se não credes na reencarnação, então, só há esta vida — e, portanto, é sobremodo importante o que fazeis, o que pensais, o que sentis, se explorais os outros ou não, se amais, se tendes sentimentos, se sois sensíveis, se há beleza. Mas, para viverdes dessa maneira, deveis compreender a morte, em vez de relegá-la para o fim de vossa vida — que é uma vida de sofrimento, de medo, de desespero, uma vida de incerteza. Consequentemente, tendes de trazer a morte para bem perto de vós; isto é; tendes de morrer

Sabeis o que significa "morrer"? Já tendes visto o bastante da morte. Já vistes um homem morto ser levado para o crematório, para ser destruído. Tendes visto a morte. A maioria das pessoas a teme. A morte é assim como o perecer daquela flor, daquela trepadeira, com toda a sua glória. Com sua beleza, sua delicadeza, ela morre sem pesares, sem "discussão"; chega a seu fim. Mas, nós fugimos da morte por meio do tempo — quer dizer, colocamo-la "lá longe". Digo: "tenho poucos anos de vida, e renascerei para outra vida"; ou: "Esta é a única vida e, portanto, quero tirar dela o melhor proveiro, gozá-la o mais possível, fazer dela um "espetáculo". Dessa forma, nunca entramos em contato com essa coisa extraordinária chamada "a morte". A  morte é: morrer para todas as coisas do passado, morrer para os vossos prazeres. 

Alguma vez já experimentastes morrer para um prazer — sem "discussão", sem persuasão, sem compulsão, sem pressão? Vós tendes de morrer, inevitavelmente. Mas, já experimentastes morrer hoje, de maneira fácil e feliz, para vossos prazeres, vossas lembranças, vossos rancores, vossa ânsia de juntar dinheiro? Tudo o que quereis da vida é dinheiro, posição, poder, e ser invejado por outros. Podeis morrer para essas coisas, podeis morrer para as coisas que conheceis, de maneira fácil, sem "discussão", sem explicações? Tende em mente, por favor, que não estais ouvindo umas poucas palavras e ideias, porém, realmente entrando em contato com o prazer — vosso prazer sexual, por exemplo — e para ele morrendo. Isso de qualquer maneira terá de acontecer, pois tendes de morrer, para tudo o que sabeis, para o vosso corpo, vossa mente, tudo o que edificastes. Mas, direis: "É só isso que ofereceis? Toda a minha vida tem de terminar na morte?" — Tudo aquilo que fizestes, os serviços que prestastes, os livros que lestes, o conhecimento e as experiências que adquiristes, os prazeres, a afeição, a família — tudo termina na morte, que tendes à vossa frente. Ou morreis para tudo isso agora, ou inevitavelmente morrereis quando chegar a hora. Só um homem inteligente que compreender todo esse "processo", só ele é um homem religioso. 

O homem que coloca vestes de sanyasi, cria barbas, vai para o templo e foge da vida — não é um homem religioso. O homem religioso é aquele que morre todos os dias e renasce todos os dias. Sua mente é sempre nova, inocente, vigorosa.  Morrer para vossos sofrimentos, morrer para os vossos prazeres, morrer para as coisas que abrigais secretamente no coração — fazei-o! Dessa maneira, vereis que não estareis desperdiçando a vossa vida! Descobrireis algo de incrível, algo que nenhum homem jamais viu! Isso não é uma recompensa. Não há recompensa. Ou morreis voluntariamente, ou morreis inevitavelmente. Tendes de morrer todos os dias, naturalmente, assim como morre a flor para a sua beleza e seu esplendor; morrer todos os dias, para o vosso amor, vossa experiência e saber, para diariamente renascerdes com uma mente nova.

Necessitais de uma  mente nova; do contrário, não conhecereis o amor. Se não morreis, vosso amor é simples memória; e está todo embebido de inveja e ciúme. Tendes de morrer, todos os dias, para tudo o que sabeis e conheceis, para vossos ódios, vossos insultos, vossas lisonjas. Morrei para tudo isso! vereis então que o tempo nada significa: não há amanhã, porém somente agora, acima do ontem, do hoje e do amanhã. Só agora existe amor. 

O ser humano que não conhece o amor não pode conhecer a Verdade. Se não há amor, podeis fazer o que quiserdes — praticar todos os sacrifícios, e votos de celibato, e trabalhos sociais, e explorações — nada tem valor algum.  — E não podeis amar, se não morreis todos os dias para vossa memória. Porque o amor não pertence à memória: é uma coisa viva. Uma coisa viva é um movimento; e esse movimento não pode ser engaiolado em palavras, nem em pensamentos, nem numa mente que só busca seus próprios interesses. Só a mente que compreendeu o tempo, que colocou fim ao sofrimento, que não conhece o medo — só essa mente sabe o que é a morte; por conseguinte, essa mente conhece a VIDA. 

Krishnamurti — 24 de fevereiro de 1965
A Suprema Realização

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill