Se você se sente grato por este conteúdo e quiser materializar essa gratidão, em vista de manter a continuidade do mesmo, apoie-nos: https://apoia.se/outsider - informações: outsider44@outlook.com - Visite> Blog: https://observacaopassiva.blogspot.com

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mas, quem é que vê através do eu?

Jeff: Há uma busca de algo mais. E, ainda que não saibamos muito bem o que estamos buscando, sabemos que esta, quer dizer, nossa vida presente, é um problema. A mesma busca implica a existência de um outro problema, não é certo? Que deveríamos buscar se não houvesse nenhum problema com nossa presente vida? A mensagem da não dualidade é que a busca da Unidade, da libertação, de Deus, da perfeita paz, da perfeita felicidade — e de milhares de outros diferentes objetivos — não é mais que uma tentativa de fugir do que realmente está ocorrendo, porque o "eu", o buscador, o que quer ser livre e que tanto se empenha em alcançar a libertação e a Unidade, já emerge da libertação e da Unidade. 

Não é certo, dito em outras palavras, que agora existe uma ideia de "eu"? Não é certo que agora mesmo exista uma ideia de eu e de minha vida? E a mensagem é que o indivíduo é precisamente isso, algo que agora emerge, uma historia, uma crença. Você não é mais que uma historia! Uma historia que está contando-se sem ninguém que a conte! Essa é a ilusão! Não há nenhum "eu" contando minha história, o único que há é a história do "eu". 

Mas, logo lermos nossos livros espirituais e nos inteiramos de que, para alcançar a iluminação, temos que acabar com o "eu".  Quem já não ouviu alguma vez se dizer que temos que acabar com o "eu"? Mas, quem poderia acabar com o "eu", senão um "eu"? Mostra-se muito frustrante dar voltas e mais voltas tratando de colocar fim ao "eu"! Isso é algo que, na historia de "Jeff", ocorreu muitas vezes! Dar voltas e mais voltas ao pensamento tratando de colocar fim ao meu "eu" e aos "meus problemas"! Eu tratando de acabar comigo! 

Alguns de nós nos sentimos atraídos pelos ensinamentos não duais e recorremos a encontros para ver pessoas que parecem haver colocado fim ao "eu" e de haver acabado com a busca. E essas pessoas nos dizem que não existe tais coisas como a libertação e o despertar! Mas, apesar disso, a busca prossegue! Não podemos aceitar que isso seja tudo. Como poderíamos aceitá-lo?

Pergunta: Mas, não há pessoas que acabaram descobrindo o que estavam buscando? Não há pessoas que conseguiram chegar até ali, quer dizer, na Unidade? O que você diz parece muito complicado...

É certo. Isso é tudo o que as palavras podem fazer, complicar as coisas. E só o fato de falar implica que tenho algo a dizer, que há algo que merece ser escutado e que deve haver algo que se alcançar! Que, quem sabe, tenha descoberto algo, conquistado algum tipo de compreensão e que estou dando uma "palestra" a respeito. Mas se aparece essa historia (a de que 'Jeff tem algo para ensinar'), só é uma simples historia. A historia que encoraja a busca! E o que você diz é muito certo, porque também existe a historia de que há pessoas que tenham alcançado algum tipo de "estado elevado", um estado que supostamente é melhor que "seu" estado — eu quero seu estado, porque o meu já não é suficiente! — É assim que a busca prossegue, durante toda a vida, em mil formas diferentes. 

Nós passamos a vida buscando. Mas, no fim das contas, o que é que queremos? O que realmente queremos é colocar fim a essa busca e, visto que a busca é o problema, buscar implica que há algo de equivocado nisto. A mensagem é muito simples!

E a única razão pela qual o personagem aparente "Jeff" está aqui sentado dando esta palestra é que, num determinado momento (ainda que realmente não gosto de dizer "num determinado momento", porque parece como se houvesse ocorrido algo concreto e definido), houvesse visto através desta fútil busca de algo mais.

Se a busca é o problema, como poderia acabar com ela? Levei muitos anos tratando de tentá-lo, mas, todavia, não o consegui! Necessito de ajuda! Mas, não nos damos conta de que o desejo de acabar com a busca continua sendo mais do mesmo! Buscar o modo de acabar com a busca não deixa de ser mais uma busca!

Mas foi a busca o que nos trouxe até aqui! Toda a vida buscando, de mil modos diferentes, toda a vida tratando de melhorar a nós mesmos e de nos convertermos em outras pessoas, só nos tem servido para nos trazer até aqui e escutar a mensagem de que não há nenhum lugar para ir!

Pergunta: Você quer dizer que devemos nos render?

Mas, não seria por acaso a tentativa de nos rendermos outra diferente versão da busca? Não nos libertaríamos, se pudéssemos, da carga do "eu"? As coisas não parecem ser tão simples porque, se o fossem, todo mundo se renderia. 

Lemos livros espirituais e ouvimos falar de "pessoas iluminadas", de pessoas que tenham colocado fim na busca, que estão completamente satisfeitas com o presente momento, que nada desejam e que nunca possuem problemas. E quando logo nos comparamos com elas, não vemos mais que sofrimento e se dispara uma nova busca!

Pergunta: Desapareceu para você o desejo de modificar as coisas? É essa a libertação? 

É esta historia — a historia de que existe uma possibilidade de libertação — o que perpetua a busca de libertação. Mas, não há libertação, não há mais que isto. E, paradoxalmente, esta é a tão desejada libertação. 

Pergunta: Portanto, não existe libertação disto?

Não perpetua a busca a ideia de que existe uma libertação além disto? Não é a ideia de que é possível alcançar uma libertação fora daqui e no futuro o que converte isto num problema?

Pergunta: Portanto que, se aqui existe uma sensação de tédio, então isso é o que emerge... 

Sim. Isso só é um problema se "você" quer se libertar disso.

Pergunta: Sim, mas a literatura parece sugerir que algumas pessoas tem descoberto a existência de um lugar tranquilo. 

Sim, essa é outra boa historia. Ao longo da historia de minha vida tenho devorado esse tipo de literatura. Pratiquei a meditação, a auto-investigação, tive extraordinárias experiências espirituais, etc. Mas isso não é mais que outra historia! É a história de "Jeff" que aparece agora mesmo. Uma historia que agora contamos. Essa é a única que temos! Uma mera historia! E são muitas as historias que podem ser contadas. Só a Unidade e historias que, como qualquer outra coisa, são expressões da Unidade.  

Pergunta: Mas os sábios tem contado uma e outra vez a historia de que, quando conseguimos ver mais além, aparece a serenidade.

Mas, quem é que vê através do eu? Só um eu poderia afirmar ver através do eu.

Existe a historia de que "eu não posso acabar com meu eu", não é certo? Existe a historia de indivíduos que tenham acabado com a individualidade, de pessoas que tenham colocado fim em sua sensação de identidade.

Pergunta: Pessoas que estão em paz consigo mesmas?

Sim, essa é a historia, e é uma historia que emerge agora.

Pergunta: E essa é também sua historia, não é certo? 

É uma historia que poderia contar. 

Pergunta: E o que isso significa?

Não significa absolutamente nada.

Jeff Foster — Mais além do despertar
DIÁLOGO ABERTO — 15 de fevereiro de 2007
Sutton Coldfield, Reino Unido


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill