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terça-feira, 19 de março de 2013

Revolução Psicológica


Vida e ação integradas são educação. A integração não ocorre por meio da conformidade a um padrão, seja ele próprio ou de outra pessoa. Ela surge da compreensão das muitas influências que se chocam na mente; surge de estar ciente delas sem ser sua prisioneira. Os pais e a sociedade condicionam a criança por sugestão, por desejos e coerção sutis e velados, e pela constante reiteração de certos dogmas e crenças. Ajudar a criança a estar consciente de todas essas influências, com sua significância interna, psicológica, ajudá-la a compreender os mecanismos da autoridade e não ser prisioneira da teia da sociedade, isso é educação.

Educação não é apenas uma questão de transmitir uma técnica que equipará o menino para conseguir um emprego, mas ajudá-lo a descobrir o que ele ama fazer. Esse amor não pode existir se ele estiver buscando sucesso, fama ou poder; e ajudar a criança a compreender isso é educação.

O autoconhecimento é educação. Em educação, não há aquele que ensina nem o que é ensinado, só o aprender; o educador está aprendendo, assim como o aluno. A liberdade não tem começo nem fim; compreender isso é educação.

Certamente, para educar o educador é preciso trabalhar por isso tão arduamente quanto você trabalhou em política — com a diferença de que é uma tarefa muito mais extenuante, que exige profunda percepção psicológica. Infelizmente, ninguém parece se importar com a educação correta, ainda que ela seja muito mais importante que qualquer outro fator na geração de uma transformação social fundamental.

A herança psicológica é tão condicionante quanto a herança da propriedade; ambas limitam e aprisionam a mente em determinado padrão da sociedade, que impede uma transformação social fundamental. Se nossa preocupação é gerar uma cultura completamente diferente, uma cultura que não se baseie em ambição e acumulação, então a herança psicológica se torna um impedimento.

A marca do passado na mente jovem; o condicionamento consciente e inconsciente que leva o aluno a obedecer e se conformar. Os comunistas, agora, estão fazendo isso com muita eficiência, assim como os católicos fizeram por gerações. Outras seitas religiosas também fazem o mesmo, mas não tão resoluta ou efetivamente. Os pais a sociedade modelam a mente das crianças por meio da tradição, crença, dogma, conclusão, opinião, e essa herança psicológica impede o surgimento de uma nova ordem social.

Se você realmente vê a necessidade de colocar um fim a essa forma de herança, então dará imensa atenção a proporcionar o tipo de educação correta a seu filho, não?

Mas, quando você percebe muito profundamente que a herança da propriedade é tão destrutiva quanto a psicológica, você se dedicará a ajudar seus filhos a se libertarem de ambas. Você os educará para que sejam completamente autossuficientes, para que não dependam de seu favor ou do favor de outras pessoas, para que amem seu trabalho, e para que tenham confiança em sua capacidade de trabalhar sem ambição, sem glorificar o sucesso; você os ensinará a ter o sentimento de responsabilidade cooperadora, e, conseqüentemente, a saber quando não cooperar. Desse modo, seus filhos não terão qualquer necessidade de herdar sua propriedade. Eles são seres humanos livres desde o começo, e não escravos, seja da família ou da sociedade.

Não é um ideal, não é algo a ser alcançado na Terra do Nunca de alguma utopia longínqua. A compreensão se dá agora, não no futuro. Compreensão é ação. A compreensão não vem primeiro e a ação depois; ambas são inseparáveis. No momento exato em que se vê uma cobra, há ação. Se a verdade de tudo que estivemos conversando esta manhã for vista, então a ação é inerente a essa percepção. Mas ficamos tão enredados em palavras, nas coisas estimulantes do intelecto, que as palavras e o intelecto se tornam um impedimento à ação. O chamado entendimento intelectual é apenas a escuta de explicações verbais, ou a escuta de idéias, e não tem qualquer valor, assim como a mera descrição da comida não tem valor algum para um homem faminto. Ou você compreende, ou não compreende. A compreensão é um processo total, não é separada da ação nem é resultado do tempo.


Krishinamurti – Comentários sobre o viver

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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill