Se você se sente grato por este conteúdo e quiser materializar essa gratidão, em vista de manter a continuidade do mesmo, apoie-nos: https://apoia.se/outsider - informações: outsider44@outlook.com - Visite> Blog: https://observacaopassiva.blogspot.com

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O cessar da mente está no cessar da busca

A mente pode existir apenas se você ficar procurando algo. Por quê? Procurar é desejo, é buscar o futuro, é criar sonhos. Assim, alguém está procurando poder, poder político, outro está procurando riquezas, reinados, e outra pessoa está procurando a verdade. Mas o procurar está presente, e procurar é o problema, e não o que você está procurando. O objeto nunca é o problema; qualquer objeto servirá. A mente pode se pendurar em qualquer objeto; qualquer desculpa é suficiente para ela existir.

O mestre disse: “Não existe estado mental porque não existe mente. E não existe a verdade; então, do que você está falando? Não pode haver nenhuma busca?”

Essa é uma das maiores mensagens já transmitidas. Ela é muito difícil, e o discípulo não pode conceber que não existe a verdade. O que esse mestre quis dizer quando fala que não existe a verdade? Ele quer dizer que não existe nenhuma verdade?

Não, ele está dizendo que não pode haver nenhuma verdade para você, que é um buscador. A busca sempre leva à inverdade. Somente uma mente que não busca percebe aquilo que é. Sempre que você busca, acaba perdendo aquilo que é. A busca sempre leva ao futuro; ela não pode estar no aqui e agora. Como você pode buscar o aqui e agora? No aqui e agora, você pode somente ser. Busca é desejo — entra o futuro, o tempo —, e este momento, este aqui e agora, é perdido. A verdade está aqui e agora.

Se você for a um buda e perguntar: “Deus existe?”, ele o negará imediatamente: “Deus não existe.” Se ele disser que existe, cria um buscador, você começa a procurar. Como você pode permanecer quieto quando existe Deus a ser alcançado? Onde você deveria ir para encontrá-lo? Você criou uma outra ilusão.

Por milhões de vidas você foi um buscador, atrás disto ou daquilo, deste ou daquele objeto, deste ou daquele mundo, mas um buscador. Agora você é um buscador da verdade, mas o mestre diz que não existe a verdade. Ele corta a própria base da busca, tira o próprio chão sobre o qual você está, sobre o qual sua mente está. Ele simplesmente o empurra para o abismo.

(…) Se você não estiver buscando, você não existe, por que o buscar é que lhe dá o ego. Neste exato momento, se você não estiver procurando ninguém e não estiver procurando nada, então você não está aqui — não há multidão. Se não estou ensinando coisa alguma — porque não há nada a ser ensinado, nenhuma verdade a ser ensinada —, se eu não estiver ensinando coisa nenhuma e se você não estiver aprendendo coisa nenhuma, quem estará aqui? Há o vazio e o estado de graça do puro vazio. Os indivíduos desaparecem e se tornam uma consciência oceânica.

Os indivíduos estão presentes devido às mentes individuais. Você tem um desejo diferente, e é por isso que você difere de outras pessoas. Desejos criam distinções; eu estou procurando uma coisa, você está procurando outra coisa; meu caminho difere do seu, meu objetivo difere do seu. É por isso que eu difiro de você. Se eu não estiver procurando e você não estiver procurando, os objetos desaparecem, os caminhos deixam de existir. Como, então, a mente pode existir? A xícara quebrou, meu chá fluiu para você e seu chá fluiu para mim. A existência se torna oceânica.

OSHO 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill