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sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pequeno inventário da finalidade da educação



1 - Qual a finalidade da educação? Não seria a finalidade da educação ajudar o aprendiz, a se tornar cônscio de todas as formas de condicionamento impostas pelas tendências nacionalistas, pelos preconceitos das crenças religiosas - para delas se libertar?
  
2 – A educação verdadeira é a que liberta a mente do aprendiz de seu condicionamento e, por conseguinte, da sociedade. O aprendiz que está liberto da sociedade, uma vez que está livre de condicionamento, agirá pela sua maneira própria de ser, e sua ação, por sua vez, influirá na sociedade. Como você vê essa afirmação?

3 – A função da educação é preparar o aprendiz para compreender o inteiro “processo” da vida. Ter emprego e ganhar o próprio sustento é necessário; mas, isso é tudo? Se meramente preparamos o aprendiz para apenas ganhar o sustento através de uma especialização, o mesmo perderá o significado essencial da vida; e compreender a vida importa muito mais do que simplesmente se preparar para vestibulares e conseguir um espaço no mercado de trabalho. Estamos constrangendo o aprendiz ou ajudando-o a descobrir sua verdadeira vocação? Estamos estimulando sua iniciativa, ou obrigando-o a obedecer a um método, uma especialização?

4 – Muitos de nós passamos em vestibulares, achamos um emprego, nos casamos, geramos filhos, e nos tornamos cada vez mais semelhantes a máquinas previamente programadas. Permanecemos medrosos, ansiosos, assustados diante da vida. Assim, não seria a função do educador ajudar o aprendiz a compreender o inteiro processo da vida, ou consiste meramente em prepará-lo para ser mais um “caçador de profissão”?

5 – O aprendiz pode conquistar graus, acrescentar uma série de folhas de papel com estampilhas douradas em sua parede, acrescentar uma certa denominação antes do próprio nome e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho; mas, e daí? Qual o sentido de tudo isso se, nesse “processo”, a sua mente se torna embotada, programada e medíocre? Você alguma vez já meditou que talvez a razão da revolta do aprendiz possa ser um pedido de ajuda para que possa quebrar a compulsão social do ajustamento, da padronização e da especialização?

6 – Não deve o educador ajudar o aprendiz a descobrir o que realmente gosta de fazer, de modo que, do começo ao fim da sua vida, esteja trabalhando em algo que lhe faça sentir valioso e ter, para si, profunda significação? Do contrário, não será o mesmo, até o fim dos seus dias, um ser digno de lástima? Quando o ser humano não sabe o que gosta de fazer, sua mente cai numa rotina, onde só encontra tédio, estagnação e conflitos. Eis o por que de ser tão importante ajudar o aprendiz a compreender o que realmente gosta de fazer. Você concorda que esta é a única maneira de se criar uma nova sociedade?

7 – O aprendiz chega assustado, nervoso, ansioso para agradar ou na defensiva; condicionado pelos pais e pela sociedade...Como está sendo recebido? Incondicionalmente? Estamos interessados no que ele realmente é? Estamos interessados em entender suas origens e a bagagem emocional que traz consigo ou estamos jogando sobre ele nossas dúvidas, conclusões, comparações, medos, métodos e julgamentos?

8 – Estamos trabalhando para que o aprendiz evolua na compreensão ou para mantê-lo consumidor, viciado, dependente da cartilha padronizada pelo método? O novo saber só se consegue à custa da investigação. Estamos incentivando o aprendiz a buscar pelo novo ou apenas postulando padrões, para poder botar a culpar no sistema e depois lavar as mãos?

9 - Se examinarmos a alma de qualquer aprendiz, veremos que tem em si um forte impulso para a investigar o preestabelecido. No entanto, após receber a milésima chibatada dos professores e pessoas significativas de sua vida, se vê ameaçado de perder todos os amigos, deixa-se dominar pela preguiça de pensar por conta própria e também pelo medo de ser crucificado pela sua própria comunidade. Então, troca suas mais sinceras inquietudes por um pedaço de papel com uma estampilha dourada, acompanhado de um punhado de moedas de ouro e um respeito cego que se apóiam outros respeitos cegos. Como você analisa esta afirmação?

10 - Para que o educador atual possa alcançar o novo, e dar um salto quântico, terá que se defrontar consigo mesmo, olhar profundamente para as bases de sua própria existência e seu sistema de crenças. E para isto, será necessário abandonar os velhos dogmas e se debruçar sobre a nudez da educação. Como você analisa esta afirmação?

11 – O educador que não pede nada para si mesmo, que não usa a educação como meio de adquirir posição, poder ou autoridade - que está realmente ensinando não para o lucro, não segundo uma certa linha, mas que está se dedicando, crescendo, despertando a inteligência no aprendiz porque está cultivando a inteligência em si mesmo - tal educador tem o lugar principal na sociedade. Eles só podem ter integridade moral, estar livres do desejo de poder, posição e autoridade quando não pedem nada para si mesmos, quando estão além e acima da sociedade, não estão sob o controle dos governos e são livres da compulsão da ação social que é sempre ação segundo um padrão. Como você analisa esta afirmação?

12 – O problema atual da sociedade não é tanto o aprendiz - mas o educador. E educar o educador é muito mais difícil do que educar o aprendiz, porque o educador já está conformado e fixado. Ele funciona dentro de uma rotina porque não está realmente preocupado com o processo do pensamento, com o cultivo da inteligência. Ele está somente fornecendo informação e o homem que simplesmente dá informação quando o mundo todo está desabando a sua volta seguramente não é um educador. Encarar a educação somente como um meio de vida, explorar o aprendiz em proveito próprio parece-me contrário ao propósito real da educação. Como você analisa esta afirmação?

13 - O educador precisa estar além dos limites da sociedade e de suas exigências para ser capaz de criar uma nova cultura, uma nova estrutura, uma nova sociedade; mas atualmente estamos apenas preocupados com a técnica de como educar o aprendiz sem cultivar a inteligência do educador - o que parece completamente fútil. Estamos agora principalmente preocupados aprender uma técnica e aplicar esta técnica ao aprendiz e não com o cultivo da inteligência, que o ajudará a lidar com os problemas da vida. Como você analisa esta afirmação?

14 - É importante para o educador não simplesmente implantar certos ideais e transmitir apenas informação, mas empenhar todo o pensamento, todo o cuidado, toda a afeição para criar o ambiente certo, a atmosfera certa, de maneira que quando o aprendiz chegar à maturidade seja capaz de lidar com qualquer problema humano que surja. A educação só pode ser transformada educando o educador e não meramente criando um novo padrão, um novo sistema de ação. Como você analisa esta afirmação?

15 - A função da educação é produzir um indivíduo integrado capaz de lidar com a vida inteligentemente - de maneira completa, não parcialmente como um técnico ou um especialista. Mas o indivíduo não pode ser integrado se estiver meramente perseguindo um padrão especialista de ação. Como você analisa esta afirmação?

16 - A maioria de nós aprende uma técnica, mas tem muito pouco a dizer. Negligenciamos, descuidamos a capacidade de descobrir por nós mesmos; temos todos os instrumentos da descoberta, mas não descobrimos nada diretamente. Ao seguirmos uma determinada técnica ou método, perdemos nossa autenticidade, nossa originalidade e abrimos mão de nosso potencial criativo. Assim, o problema é como ser criativo, o que engendra sua própria técnica. Como você analisa esta afirmação?

17 - A sabedoria começa com o autoconhecimento e sem autoconhecimento a mera informação leva à destruição. Sem autoconhecimento o avião torna-se o mais destrutivo instrumento da vida, mas com autoconhecimento é um meio de ajuda humana. Assim o educador deve ser alguém que não está preso nas garras da sociedade, não joga o jogo do poder dos políticos, não procura posição ou autoridade. Ele descobriu em si mesmo aquilo que é eterno e por isso é capaz de compartilhar este conhecimento que ajudará outro a descobrir seus próprios meios de iluminação. Como você analisa esta afirmação?

18 – Não imitar, porém descobrir: isto é que é educação. É muito fácil fazer com que o aprendiz se ajuste ao que a sociedade ou os pais e mestres lhe ensina. É uma maneira segura e fácil de existir; mas isso não é viver, porque, aí, existe o medo, estagnação e conflito. “Viver em segurança” significa, geralmente, viver na imitação e, por conseguinte, no medo. Viver é descobrir por si mesmo o que é verdadeiro; e isso só é possível quando existe liberdade e essa só pode existir quando existe em nós, uma contínua revolução interior. Mas, isso não lhe é estimulado; ninguém lhe ensina a duvidar, a descobrir por si mesmo o que é Deus, porque, se ele se rebelar se tornará um perigo para tudo que é falso. Não seria a função do educador, ajudar o aprendiz a viver livre e sem medo?

19 – Consiste a função do educador, meramente, em ajudar o aprendiz a se conformar e se ajustar a esta corrupta ordem social vigente, ou é sua função dar-lhe liberdade completa de pensamento, para crescer e criar uma sociedade diferente?

20 – Somente aqueles que se acham em constante revolta interior, psicológica, descobrem o que é verdadeiro e não o aprendiz que se ajusta, que se conforma, que segue uma certa tradição. Somente quando se está investigando constantemente, observando constantemente, aprendendo constantemente, pode o aprendiz experimentar por si mesmo o que seja a Verdade, Deus ou o Amor. Assim, a função do educador, não seria a de erradicar, tanto interior como exteriormente, esse medo que destrói o pensamento humano, as relações humanas e o amor?

21 – No mundo inteiro, tudo está se tornando cada vez mais controlado pelos governos, pelos políticos, pelas autoridades religiosas, que desejam moldar nossas mentes e nossos corações, que querem que pensemos de certa maneira e que manipulam a educação. Toda educação verdadeiramente revolucionária é criada por uns poucos que enxergam o que é verdadeiro e estão prontos a viver de acordo com esta verdade. Mas, o descobrir do verdadeiro requer que estejamos libertos da tradição e dos métodos, e, portanto, libertos de todos os temores. Como você analisa esta afirmação?

22 – Educação é facilitar um terreno fértil para que cada um encontre sua palavra. Cada um é seu livro de estudo, basta ir virando as suas próprias páginas. É preciso ajudar a despertar a excelência humana.
Como você analisa essa afirmação?

23 – Cuidar do Ser é despertar o terapeuta interior que existe em nós!  Como você analisa essa afirmação?

24 – Qual é a pergunta que te faz levantar todos os dias? Qual é o teu desejo mais profundo? O que te faz arrepiar? O que te faz maravilhar? O que te trás contentamento?


Fonte bibliográfica para maior aprofundamento:


1.     O drama da criança bem-dotada – Como os pais podem formar ou deformar a vida emocional de seus filhos. Autora: Alice Miller - Editora: Summus Editorial – 112 páginas

2.      Curando a vergonha que impede de viver
Autor: John Bradshaw – Editora: Rosa dos Tempos – 350 páginas

3.     Volta Ao Lar – Como resgatar e defender sua criança interior
Autor: John Bradshaw – Editora: Rocco – 342 páginas

4.     Pais Tóxicos – Como superar a interferência sufocante e se recuperar
Autor: Craig Buck e Susan Forward – Editora: Rocco

5.     Escola sem sala de aula
Autor: R. Semler / G. Dimenstein / Antonio C. G. da Costa – Editora: Papirus – 144 Páginas

6.     A Pedagogia do Ser - Educação dos sentimentos e dos valores humanos
Autora: Dulce Moreira Sampaio – Ed. Vozes – 160 Páginas

7.     A CULTURA E O PROBLEMA HUMANO
Autor: Krishnamurti – Editora Cultrix – 220 páginas

8.     A Educação e o significado da vida
Autor: Krishnamurti – Editora Cultrix – 129 páginas

9.     Palestras com estudantes americanos
Autor: Krishnamurti – Editora Cultrix – 147 páginas

10.   Sobre aprendizagem e conhecimento
Autor: Krishnamurti – Editora Cultrix – 160 páginas

11.   Cartas as Escolas – A arte de aprender
Autor: Krishnamurti – Editora Terra sem Caminho – 256 páginas

12.   O Despertar da Sensibilidade
Autor: Krishnamurti – Editora Estampa – 272 páginas

Comentários sobre o Viver
Autor: Krishnamurti – Editora Cultrix – 228 páginas

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"Quando você compreende, quando chega a saber,
então traz toda a beleza do passado de volta
e dá a esse passado o renascimento, renova-o,
de forma que todos os que o conheceram
possam estar de novo sobre a terra
e viajar por aqui, e ajudar as pessoas." (Tilopa)



"Nos momentos tranqüilos da meditação, a vontade de DEUS pode tornar-se evidente para nós. Acalmar a mente, através da meditação, traz uma paz interior que nos põe em contato com DEUS dentro de nós. Uma premissa básica da meditação, é que é difícil, senão impossível, alcançar um contato consciente, à não ser que a mente esteja sossegada. Para que haja um progresso, a comum sucessão ininterrupta de pensamentos tem de parar. Por isso, a nossa prática preliminar será sossegar a mente e deixar os pensamentos que brotam morrerem de morte natural. Deixamos nossos pensamentos para trás, à medida que a meditação do Décimo Primeiro Passo se torna uma realidade para nós. O equilíbrio emocional é um dos primeiros resultados da meditação, e a nossa experiência confirma isso." (11º Passo de NA)


"O Eu Superior pode usar algum evento, alguma pessoa ou algum livro como seu mensageiro. Pode fazer qualquer circunstância nova agir da mesma forma, mas o indivíduo deve ter a capacidade de reconhecer o que está acontecendo e ter a disposição para receber a mensagem". (Paul Brunton)



Observe Krishnamurti, em conversa com David Bohn, apontando para um "processo", um "caminho de transformação", descrevendo suas etapas até o estado de prontificação e a necessária base emocional para a manifestação da Visão Intuitiva, ou como dizemos no paradigma, a Retomada da Perene Consciência Amorosa Integrativa...


Krishnamurti: Estávamos discutindo o que significa para o cérebro não ter movimento. Quando um ser humano ESTEVE SEGUINDO O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO, e PASSOU por TUDO isso, e esse SENTIDO DE VAZIO, SILÊNCIO E ENERGIA, ele ABANDONOU QUASE TUDO e CHEGOU AO PONTO, à BASE. Como, então, essa VISÃO INTUITIVA afeta a sua vida diária? Qual é o seu relacionamento com a sociedade? Como ele age em relação à guerra, e ao mundo todo — um mundo em que está realmente vivendo e lutando na escuridão? Qual a sua ação? Eu diria, como concordamos no outro dia, que ele é o não-movimento.

David Bohn: Sim, dissemos que a base era movimento SEM DIVISÃO.

K: Sem divisão. Sim, correto. (Capítulo 8 do livro, A ELIMINAÇÃO DO TEMPO PSICOLÓGICO)


A IMPORTÂNCIA DA RENDIÇÃO DIANTE DA MENTE ADQUIRIDA
Até praticar a rendição, a dimensão espiritual de você é algo sobre o que você lê, de que fala, com que fica entusiasmado, tema para escrita de livros, motivo de pensamento, algo em que acredita... ou não, seja qual for o caso. Não faz diferença. Só quando você se render é que a dimensão espiritual se tornará uma realidade viva na sua vida. Quando o fizer, a energia que você emana e que então governa a sua vida é de uma frequência vibratória muito superior à da energia mental que ainda comanda o nosso mundo. Através da rendição, a energia espiritual entra neste mundo. Não gera sofrimento para você, para os outros seres humanos, nem para qualquer forma de vida no planeta. (Eckhart Tolle em , A Prática do Poder do Agora, pág. 118)


O IMPOPULAR DRAMA OUTSIDER — O encontro direto com a Verdade absoluta parece, então, impossível para uma consciência humana comum, não mística. Não podemos conhecer a realidade ou mesmo provar a existência do mais simples objeto, embora isto seja uma limitação que poucas pessoas compreendem realmente e que muitas até negariam. Mas há entre os seres humanos um tipo de personalidade que, esta sim, compreende essa limitação e que não consegue se contentar com as falsas realidades que nutrem o universo das pessoas comuns. Parece que essas pessoas sentem a necessidade de forjar por si mesmas uma imagem de "alguma coisa" ou do "nada" que se encontra no outro lado de suas linhas telegráficas: uma certa "concepção do ser" e uma certa teoria do "conhecimento". Elas são ATORMENTADAS pelo Incognoscível, queimam de desejo de conhecer o princípio primeiro, almejam agarrar aquilo que se esconde atrás do sombrio espetáculo das coisas. Quando alguém possui esse temperamento, é ávido de conhecer a realidade e deve satisfazer essa fome da melhor forma possível, enganando-a, sem contudo jamais poder saciá-la. — Evelyn Underhill